segunda-feira, 30 de maio de 2016

4 dicas para criar um negócio de sucesso com pouco dinheiro

Empreendedor conta como usou US$ 200 em empresa de comunicação e conquistou 70 clientes


bolso vazio, economia, pobreza, dinheiro, falta de dinheiro (Foto: ThinkStock)

1. Peça ajuda a seus contatos
Empresas com dinheiro podem pagar para colocar um comercial no horário nobre da televisão aberta. E quem não tem dinheiro deve atrair consumidores de outra forma ou não sobreviverá. Como seus US$ 200 não comprariam nem folhetos de divulgação, Cutler conseguiu reuniões com três eventuais clientes: ele havia trabalhado na primeira, um parente era funcionário da segunda e um amigo o conectou ao dono da terceira. Ele conseguiu fechar contrato com as três.
Ter trabalhado ou conhecido pessoas ligadas a seus primeiros clientes ajudaram bastante. Posteriormente, parceiros foram indicando o trabalho dele a outras empresas. E assim, a Cutler PR foi crescendo. Quando for empreender, fale com seus amigos, empregadores e familiares. Eles poderão te ajudar. Se você não tiver êxito, mexa-se para criar sua própria rede de contatos. Pesquise quem poderia trabalhar com você e "bata na porta" deles.
2. Seja um "faz-tudo"
Ao abrir sua empresa, é preciso organizar as finanças, lidar com a insatisfação de funcionários, vender produtos ou serviços, participar de reuniões, fazer apresentaçõese gerenciar redes sociais, entre inúmeras coisas mais. E, muito provavelmente, sua empresa não terá dinheiro para contratar especialistas em todas essas áreas. Você vai ter que "se virar" para cuidar de tudo isso. Cutler afirma que, sem vontade de aprender coisas novas e de realizar tarefas difíceis, é muito provável que um empreendedor fracasse.
3. Procure ajuda
Tenha humildade e reconheça que não sabe de tudo. Por isso, esteja disposto a pedir ajuda. Cutler recomenda que você procure mentores, fale com professores, busque ajuda com especialistas, pesquise na internet e leia muito.
4. Faça diferente
A maior parte dos empreendedores busca negócios disruptivos, que nunca foram concebidos por ninguém. Isso quase sempre não acontece. E não é necessário, segundo Cutler. O que importa é ser melhor que a concorrência. A forma mais básica de diferenciação é o preço. Quanto menor, melhor. Além disso, seu produto ou serviço deve ser o melhor – ou, ao menos, oferecer o melhor custo-benefício do mercado, de acordo com o americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário