domingo, 29 de maio de 2016

6 SACRIFÍCIOS QUE TODO EMPREENDEDOR DEVE SE PREPARAR PARA ENFRENTAR

É preciso estar pronto para trabalhar muito, dormir pouco e ainda ser chamado de “louco”

crise, problemas, desafios, startup, tecnologia, bug, bugs (Foto: Tim Gouw / Pexels)

1. Vida social
Segundo Lorenzen, pelo menos na fase inicial do negócio, o empreendedor provavelmente não terá como se dedicar a sua vida social. É preciso estar pronto para interagir menos com família e amigos, pois, “quando o empreendedor abre uma empresa, ele tem que dedicar muitas horas do dia a ela, com jornadas que vão até tarde da noite ou que chegam à manhã do dia seguinte. Isso não deixa muito tempo para sair com os amigos”, afirma.
2. Sono
Provavelmente, o aspecto da vida dos empreendedores que mais é afetado pelo negócio são seus hábitos de sono. Embora não seja uma prática saudável, Lorenzen afirma que um empreendedor precisa se acostumar a ter poucas horas de sono por dia. “Eu durmo cinco horas diariamente e conheço gente que dorme ainda menos que isso. Um dia inteiro tem apenas 24 horas, então, se o empreendedor tiver que ficar mais de 14 horas por dia se dedicando ao negócio, ele terá que retirar esse tempo de algum lugar”, diz.
3. Entretenimento
Esqueça o mais novo filme de super-heróis, a peça de teatro que todos estão comentando e até mesmo a última temporada da sua série favorita. O tempo é o bem mais valioso do empreendedor e, como afirma Lorenzen, precisa ser gasto em atividades voltadas ao negócio, como leituras e podcasts informativos. “Novamente, você só tem 24 horas em um dia, então não perca tempo consumindo conteúdo que não irá ajudá-lo a crescer”, diz.
4. Zona de conforto
“A zona de conforto é um ambiente mortal e deve se tornar o inimigo nº1 do empreendedor”, diz Lorenzen. Segundo ele, toda vez que um negócio começa a ficar confortável demais, provavelmente, não está crescendo rápido o suficiente. Uma boa maneira de o empreendedor identificar se sua empresa está na zona de conforto é identificando os problemas do negócio. Quando a empresa apresenta poucos problemas a serem solucionados, é preciso criar novos desafios para enfrentar, caso contrário, oportunidades são perdidas. “Se você está criando constantemente novos problemas para si mesmo, você está crescendo”, diz.
5. Saúde mental
Durante o crescimento do negócio, haverá momentos em que o empreendedor começará a questionar se não está sacrificando sua saúde mental. A dedicação que uma empresa exige fará com que pessoas próximas o chamem de “louco” e “obcecado”, o que pode diminuir a confiança do empreendedor. Frente a isso, Lorenzen cita uma frase do dramaturgo inglês George Bernard Shaw: “O homem racional se adapta ao mundo; o homem irracional persiste em tentar fazer o mundo se adaptar a ele. Portanto, o progresso depende do homem irracional.”
6. Popularidade
O empreendedor deve ter em mente que a popularidade das suas ações não pode ser um fator determinante na hora de tomar decisões difíceis. De acordo com Lorenzen, as escolhas que o empreendedor faz para a empresa devem sempre buscar o sucesso do negócio a longo, mesmo que isso seja visto de maneira ruim pela equipe — como, por exemplo, um corte de funcionários. “Esse é um dos maiores preços da liderança. O empreendedor deve estar confortável em ser impopular às vezes”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário