segunda-feira, 30 de maio de 2016

4 lições da garota que criou empresa de US$ 250 milhões aos 18 anos

Bella Weems criou negócio de joias para comprar um carro. Hoje, comanda uma rede de revendedoras nos EUA



Bella Weems (Foto: Getty Images)


A americana Bella Weems, de apenas 18 anos, é a prova de que é possível empreender e ter sucesso desde cedo. Bella é a criadora da empresa de joias Origami Owl. O negócio nasceu em 2010, quando a garota tinha 14 anos, motivado pelo sonho a partir do objetivo da empreendedora de comprar um carro assim que tivesse idade para dirigir. Anos depois, o sucesso da Origami Owl fez com que Bella ganhasse bem mais que um carro.
O investimento inicial de Bella na Origami Owl foi de US$ 350, dinheiro ganho por Bella em trabalhos como babá. Ela começou a fazer joias e contou com a ajuda de família e amigos para vendê-las para conhecidos. Em 2010, durante a Black Friday, ela conseguiu abrir um quiosque em Chandler, sua cidade natal. A partir daí, o negócio decolou. No ano seguinte, a Origami Owl começou a trabalhar com consultores, que compram as joias e as revendem.
O faturamento da Origami Owl chegou a US$ 250 milhões em 2013. A receita de 2014 e resultados prévios deste anos ainda não foram revelados.
Em artigo publicado na edição americana da revista "Cosmopolitan", Bella listou seus principais ensinamentos para os empreendedores iniciantes:
1. Ignore os pessimistas
Muitas vezes, empreender é arriscado. Alguns vão falar que o negócio vai dar errado. Em muitos casos, tais pessimistas são da família, ou melhores amigos seus. A intenção deles é das mais nobres. Eles querem proteger você da falha. Bella afirma que, apesar da opinião contrária daqueles que você ama, você deve seguir em frente. Do contrário, o sucesso não virá.
2. Estabeleça seus valores
Toda empresa deve ter valores. Segundo Bella, eles podem estar apenas na cabeça do empreendedor, ou estampados no site da companhia. Independente disso, seus valores têm que ser imutáveis. Assim, seus princípios se mantêm inalterados e seu negócio não padecerá de um mal bastante comum: o uso da hipocrisia para o aumento dos ganhos.
3. Confie em quem você ama
Sabe aqueles familiares e amigos, que disseram que seu negócio falharia? Lembre-se que eles só querem o seu bem. Por isso, quando tiver dúvidas, recorra a eles. Quando a empresa estiver nos trilhos, é bem provável que aquele pessimismo se dissipe e eles tenham os melhores conselhos para você.
4. Tudo é temporário
Segundo Bella, apegar-se a status não é algo sustentável. Ela diz que, quando estava no ensino fundamental, nunca tinha sido muito popular, algo que mudou conforme a Origami Owl foi crescendo. No entanto, a empreendedora sabe que, caso sua empresa quebre, todos irão embora de novo. Por isso, é importante lembrar que há pessoas que só se importam com você durante os bons momentos. E nenhuma delas merece muito da sua atenção, de acordo com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário