Como conseguir investimento antes de lançar o seu produto
Quando conversamos com empreendedores sobre o que os impede de começar, uma das coisas que mais chama atenção é a dúvida sobre como conseguir investimento para sua empresa.
Por um lado, é muito difícil fazer com que um investidor injete grana em uma ideia que ainda está no papel e não foi comprada por nenhum cliente (até existem casos, mas são raras exceções, normalmente explicadas por sucessos anteriores daquele empreendedor).
Por outro, existe uma técnica muito bacana que pode te ajudar tanto a levantar grana diretamente, como auxiliar as conversas com investidores externos: vender seu produto antes dele estar pronto.
No início, demonstrar demanda é de longe seu maior sinal de progressoÉ muito comum vermos empreendedores tão focados em desenvolver o seu produto, que é como se estivessem olhando apenas para o próprio umbigo.
Por que não vender algo antes daquilo existir?Quando você chega em uma barraquinha e pede um cachorro quente, duvido que ele já esteja pronto te esperando. Em 99,99% das vezes você terá que fazer uma “aposta” em um produto que ainda não está pronto.
Aplicando o conceito do cachorro quente ao seu investimento inicial
Usando a mesma lógica da barraquinha de cachorro quente, para conseguir vender ao seu cliente mesmo antes do produto estar pronto, você precisa demonstrar:
- Proposta de valor – A melhor maneira de fazer isso é tentar vender pessoalmente para o maior número de pessoas e captar o interesse e possíveis objeções que serão contra-atacadas no seu discurso de vendas
- Credibilidade – Uma identidade visual profissional na hora de apresentar sua empresa é essencial
- Know-how – Ninguém comprará de você se não sentir confiança de que você é realmente capaz de entregar aquele projeto
- Prova social – Quanto mais clientes comprarem inicialmente de você, mais fácil será fazer novas vendas
Tá bom! E como coloco isso em prática?
Lógico que existem diversas formas de fazer isso, mas hoje gostaria de falar de uma bem específica para quem quer conseguir investimento para ideias no papel, uma plataforma de crowdfunding (financiamento pela multidão).
Em termos práticos, uma plataforma de crowdfunding te permite criar uma página para o seu projeto e levantar capital através dela.
As contribuições podem ir desde a compra simples do seu produto com desconto (se você venderá a R$50 quando for lançado, é mais do que justo vender por uns R$35 para quem apostou antes na ideia), até presentes especiais como ter seu nome presnete no produto, como em caso de livros.
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