sexta-feira, 24 de junho de 2016

Transporte ferroviário pode ser solução para a mobilidade intercidades

Transporte ferroviário pode ser solução para a mobilidade intercidades
Sucateamento de malha ferroviária provocou colapso no trânsito das cidades e rodovias
Por Gabriel Feriancic* – Depois de um longo ciclo histórico de desativação dos serviços ferroviários de passageiros, as principais cidades brasileiras enfrentam o completo colapso da solução rodoviária para mobilidade urbana e regional, com as principais rodovias congestionadas diariamente no entorno dos principais aglomerados urbanos.
Por outro lado, as faixas de domínio das antigas ferrovias continuam presentes, algumas com transporte de carga, mas do ponto de vista urbanístico constituem barreiras urbanas e não oferecem deslocamento de passageiros ao longo de seus eixos, exceto por algumas malhas suburbanas que não oferecem serviços regionais de média e longa distância.
Progressivamente estão sendo estudadas as implantações de serviços ferroviários de média distância, ligando regiões urbanas, chamados também de trens intercidades. Mas a presença de espaço disponível não basta para que a inauguração desses serviços seja suficiente. Apenas existirá demanda caso os serviços tenham desempenho e conforto compatível com o desejo dos usuários e eles tenham capacidade e disposição de pagar as tarifas.
rail can be solution for intercity mobility
railway network of scrap caused collapse in city traffic and highways
By Gabriel Feriancic * - After a long historical cycle deactivation of rail passenger services, the main Brazilian cities face the complete collapse of the road solution for urban and regional mobility, with major highways congested daily in the vicinity of major urban areas.
On the other hand, the old railroad rights of way still present, some with cargo transportation, but the urbanistic point of view constitute urban barriers and provide no passenger movement along their axes, except for some suburban meshes that do not offer services regional middle and long distance.
Progressively are being studied deployments rail average distance services by connecting urban areas, also called Intercity trains. But the presence of available space is not sufficient for the opening of these services is sufficient. Only there will be demand if the services have performance and comfort compatible with the desire of users and they have the capacity and willingness to pay tariffs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário