KPIs: por que eles são essenciais para medir o seu sucesso?
Mas o que exatamente significa essa sigla? KPI é uma sigla em inglês: Key Performance Indicator, (em português, Indicador-Chave de Desempenho), que permite melhor medição de processos. Os KPIs também são conhecidos como KSI (Key Success Indicator).Trata-se de uma ferramenta que possibilita que os gestores comuniquem o desenvolvimento da empresa aos seus subordinados, quantificando o desempenho e atividade dos funcionários.
KPI é o mesmo que métrica?
Os KPIs agem através das métricas brutas. Enquanto as métricas fornecem dados fechados como origem do tráfego, visitantes por sessão e taxa de rejeição, os KPIs são trabalhos realizados em cima das métricas.Uma métrica vira um indicador-chave quando torna-se relevante para uma estratégia. Em palavras mais simples, o KPI aponta se determinada meta de conversão foi alcançada.
Exemplos de KPIs
Quando falamos de sucesso em uma empresa ou estratégia, logo nos vem a seguinte pergunta: como mensurar os resultados?Existem várias maneiras de fazer isso, utilizando indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, entre outros.De forma prática, se o gestor quer medir a capacidade de resposta de um processo operacional, ele vai se respaldar em indicadores de capacidade.
KPIs que não podem ficar de fora
Se você jé está por dentro do Inboud Marketing, com certeza vai precisar de alguns indicadores-chave específicos para estruturar sua estratégia.
- Tráfego orgânico: aqueles visitantes que chegam de forma autônoma no seu site são incluídos no tráfego orgânico. Isso significa que eles não clicaram em um anúncio pago no Google ou Facebook para te encontrar. Já dá para ver que a saúde de seu site ou blog está boa!
- Taxa de conversão de leads: para entender se há engajamento dos visitantes do seu site, aposte nessa taxa. Ela vai te apontar se existem comandos interativos para os visitantes deixarem seus contatos e reduzir o custo de aquisição de clientes.
- Taxa de conversão de compradores: esse indicador vai te mostrar se seu conteúdo está trazendo leads qualificadas e alinhadas com o objetivo da sua empresa.
- Performance de e-mail marketing: se seu banco de e-mails cresce, o engajamento e abertura de e-mails também deve crescer. Essa taxa mostra se o conteúdo dos e-mails disparados está de acordo com as leads.
- Alcance social: aqui não vamos medir somente curtidas e compartilhamentos nas redes sociais, mas, sim, quanto engajamento um artigo publicado vai ter em determinada rede.
Escolhendo um KPI principal
O primeiro passo para fazer uma definição de um bom KPI principal é a disponibilidade dos dados a serem mensurados. Para saber quantos visitantes acessam a sua página, você deve ter um sistema (como o Google Analytics) instalado e funcionando!
KPIs primários
Falando de estratégia e resultados, tratamos diretamente dos KPIs primários. São eles que interessam os diretores do seu negócio! Eles traduzem se você está dentro do objetivo e se está trazendo resultados tangíveis para a empresa.
KPIs secundários
Para cuidar e tratar da equipe e cumprimento de metas, usamos os KPIs secundários. Eles são utilizados para reforçar os primários, traduzindo se o gerenciamento estratégico está no rumo que deveria.
Escolha um KPI SMART!
Que um KPI precisa ser inteligente, a gente já sabe. Mas o que exatamente é a construção SMART?
- Específico (Specific): o resultado esperado pela empresa deve ser claro.
- Mensurável: como já foi dito, os dados a serem medidos precisam ser disponíveis.
- Atingível: o objetivo deve ser realista, mesmo que desafiador!
- Relevante: também já foi explicado, portanto não queira mensurar curtidas e compartilhamentos em redes sociais. Escolha um indicador-chave que esteja alinhado com o seu planejamento.
- Temporal: estipular um prazo hábil é fundamental para se obter sucesso na escolha do KPI principal.
KPIs e o Marketing Digital
O controle absoluto do seu negócio é fundamental para identificar gargalos no funil de vendas. Se você percebe que seu site não está gerando leads, ou seja, que a taxa de conversão está baixa, está na hora de pensar em estratégias específicas.O Marketing Digital trouxe uma facilidade para mensurar os resultados das estratégias da empresa. Ainda assim, há desafios que, caso não sejam estudados, podem mascarar falhas e erros estratégicos.
KPI no Excel e WordPress
Se você já está familiarizado com todas as informações acima, provavelmente já ouviu falar do termo dashboard, referindo-se ao Excel. Muitos gestores utilizam essa ferramenta para gerenciar seus indicadores-chave e controlar todos os resultados.
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